quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trilogia Matrix

Eu particularmente gosto muito da trilogia Matrix, o primeiro filme foi lançado em 1999 e acabo por preferir ele, pois, possui um enredo muito bom, diferentemente dos outros filmes, o primeiro é retratado de uma forma mais elaborada, sem tanta ação.

Podemos observar que o primeiro filme tem uma crítica social, na forma em que apenas alguns conseguem sair da suposta "matrix", pois, a maioria não aceitaria largar aquilo que é material, ou seja, o capital, afinal "A Matrix está em todo lugar, a nossa volta, mesmo agora nesta sala, você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televisão, sente quando vai ao trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos, é um mundo que foi colocado diante da sua visão, para que não visse a verdade."
 
Ele retrata inicialmente a vida de Thomas A. Anderson, que é apenas um programador da compania Metacortex e por outro lado é um hacker que tem o apelido de Neo, ele dedicou um bom tempo tentando achar Morpheus, contudo, a pessoa que ele tanto procurava foi ao encontro dele, Neo acaba saindo da Matrix e descobre que é o "escolhido" que todos esperavam.


Como eu disse, The Matrix Realoded que foi lançado em 2003 teve mais foco na ação, neste filme Neo precisava salvar Trinity de seu destino que ele viu em seus sonhos.

E The Matrix Revolution foi lançado no mesmo ano do segundo filme, apenas seis meses depois, igualmente ao segundo, foi focado na ação, onde os cidadãos de Zion tiveram que se defender contra as sondas e a sua única esperança é Neo que deve cumprir sua missão para restaurar a ordem.

Matrix ganhou quatro óscars:
Oscar para Melhores Efeitos Visuais - John Gaeta, Janek Sirrs, Steve Courtley e Jon Thum
Oscar para melhor edição - Zach Staenberg 
Oscar para Melhor Edição de Som - Dane A. Davis
Oscar para Melhor Mixagem de Som - John T. Reitz, Gregg Rudloff, David E. Campbell e David Lee

The Matrix Realoded e The Matrix Revolution não ganharam nemhum óscar.


Nota pessoal em relação aos filmes: 
Matrix : 9.0
The Matrix Realoded: 7.3
The Matrix Revolution: 8.0

Discorda da minha nota? Comente abaixo dando a sua!

3 comentários:

  1. Concordo com as notas. Quase sempre os primeiros filmes de uma trilogia são os melhores, e com Matrix não seria diferente. E mereceu os oscars que ganhou, pois foi um "Boom" cinematográfico e até hoje a cena do Neo desviando das balas é repetida com frequência

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um livro aqui em casa muito bom de filosofia que fala sobre o Matrix, e mostra que o filme se inspirou fortemente na Grécia antiga, o filme tem diversas cenas inspiradas em um livro do Platão (se não me engano) chamado "O mito da carvena".
    Ótimo filme, ótimo post, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente uma das melhores franquias do cinema que já vi.
    É uma trilogia que conquistou mais espectadores por causa dos efeitos visuais do que pela sua própria história.

    ResponderExcluir