domingo, 19 de fevereiro de 2012

O Mito da Caverna - Platão

Venho com mais um assunto relacionado a Matrix, vocês podem perceber que gosto bastante desse assunto.

Pois bem, "O Mito da Caverna" ou "Prisioneiros da Caverna" foi escrito pelo filósofo grego Platão e pode ser encontrado na obra A república(Livro VII).

Retrata metafóricamente, a forma com que nós humanos somos aprisionados em uma cela onde não a vemos, tocamos ou até mesmo sentimos.

E somos privados do "mundo real", de uma forma na qual estamos sendo usados pelas pessoas do mundo real.

E mesmo que você reconheça que esse não é o mundo real e decida tentar mudar todo o sistema, as pessoas que ainda estão acorrentadas farão de tudo para tentar te impedir, dirão que você é louco e até não te reconhecerão mais.

Essas pessoas estão cegas demais para compreender a verdade, estão apenas interessadas em continuar sendo a fonte de lucro de terceiros.

Sem mais delongas:


Interprete da forma que quiser!

3 comentários:

  1. As pessoas são "alienadas" e não vêem a realidade, e sim as "sombras" do que seria essa realidade que é imposta sobre eles, e assim como no mito, estão presos em uma farsa.

    ResponderExcluir
  2. E lembrem-se que depois quando se sai da caverna não é tão fácil seguir em frente devido á luz do sol da qual não estávamos acostumados, o ambiente com o qual não estamos habituados e a enorme diferença de hábitos e o cansaço que nos deu para sair da caverna, mas o mais importante é que quando se sai dela o pior já passou, o resto é questão de se acostumar.

    ResponderExcluir
  3. "Liberar a mente", foi o que meu amigo Neo disse antes de pular do prédio e meter a boca no asfalto. Acho que essa cena foi uma representação dessa parte, de saber que está vivendo uma ilusão e mesmo assim, não conseguir escapar na primeira tentativa.

    ResponderExcluir